0

«Maria do Mar» um grande filme de Leitão de Barros

 

 1331111111_87adelina

Leitão de Barros sabe colher o imprevisto e, apesar da ingenuidade de algumas cenas (como o quase afogamento de Maria), pôde dar largas à sua vigorosa definição visual do corpo humano, com audácia e uma sensibilidade raramente atingida em filmes nacionais, para o que muito concorreu a capacidade plástica do cineasta-pintor.     Entre os efeitos pitorescos de «Maria do Mar», mereceram destaque: aspectos do mar, com as vagas cintilantes de luz; o arrastar do barco; a máscara das gentes; o long-shot da turba em direcção à praia; o alarme de naufrágios; cenas campestres; o arraial e a marcha dos balões; artísticos efeitos de contra-luz; vistas monumentais da Batalha; a construção do lar. 15   Com recorte humano, apontam-se ainda: o funeral dum miúdo, seguido de garotos cabisbaixos; contre-plongé de Rosa Maria em estado de agitação; a montagem da sequência com os pais, sob tensão, acorrendo à cabeceira da filha; os planos finais de Adelina Abranches, Perpétua dos Santos, Rosa Maria e Oliveira Martins… 582374_10151341436624271_517543685_n   Trata-se, pois, dum filme de grande folgo, prenúncio da carreira a que se devotaria Leitão de Barros.
Click to share thisClick to share this