0

Aurélio da Paz dos Reis - O Início do Cinema Português

1
A história do cinema Português começa em 12 de Dezembro 1896. Um ano após a primeira sessão pública em Paris do cinematógrafo Lumiére, Aurélio Paz dos Reis, fotógrafo amador do Porto, projectava no Teatro do Príncipe Real o fruto do seu "Kinetographo Portuguez". Era a primeira sessão portuguesa de cinema com filmes portugueses filmados por um português. O primeiro filme de que se conhece chamava-se «A Saída do Pessoal Operário da Fábrica Confiança», que não era mais do que réplica do primeiro filme da história do cinema, rodado em França pelos irmãos Lumiére, em (1894 – 1895) «La Sortie de l'usine Lumière à Lyon».
O público acede e aplaude e o Kinetographo. De seguida dirige-se para Braga, Porto e depois para o Rio de Janeiro para novas sessões.
Em terras brasileiras e devido sobretudo a falhas técnicas, Aurélio da Paz dos Reis, não consegue fazer singrar o seu trabalho. Desiludido regressa a Portugal a 24 de Janeiro de 1897 e abandona a cinematografia. Mas o importante é que se iniciava assim a história do cinema português.
Click to share thisClick to share this